Cada vez mais a procura por fontes renováveis de energia se prolifera pelo globo. Uma das mais importantes é a energia solar. Ela é vital no combate às mudanças climáticas, potencializa a oferta de emprego e renda e atrai portanto cada vez mais investimentos. De acordo com Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Minas Gerais é o estado campeão na geração energética. O estado assume assim o protagonismo nacional em relação à energia fotovoltaica ao atingir a marca histórica de mais de 2 GW em operação da fonte solar, um aumento de 13%.
A importância da energia solar em Minas ganha força pela quantidade total de sistemas de energia fotovoltaica. No Estado são, de acordo com a Absolar, 148.780 unidades instaladas, 16,05% da participação total nacional, em que são distribuídos 104.983 em residências, 21.128 em comércios, 19.543 em propriedades rurais e 2.657 nas indústrias.
A SOL Copérnico sempre reiterou o compromisso de fomentar negócios sustentáveis e a criação de uma cadeia produtiva “verde”. Minas é um estado modelo no quesito da sustentabilidade a partir do modelo energético limpo, consonante com os pilares da empresa. A Sol Copérnico, entre os diversos clientes espalhados pelo país, tem o Estádio do Mineirão. Ele possui seis mil painéis, que ocupam um espaço de 11,5 mil metros quadrados, com capacidade de produção de 1,42 MWp.
A empresa nasceu para praticar a Sustentabilidade, democratizar a geração e o consumo de energia renovável no Brasil, contribuindo assim para o crescimento sustentável, melhoria na qualidade de vida e geração de empregos. Tem um foco em ESG desde a concepção e pratica estes princípios todos os dias. É uma das maiores distribuidoras de soluções fotovoltaicas do país e conta com o respaldo da maior plataforma financeira do setor.