A EDP Renováveis, subsidiária do grupo EDP, concluiu o primeiro projeto de reforço de potência de parques eólicos nos Estados Unidos. Com o projeto, o parque Blue Canyon II, localizado no sudoeste de Oklahoma, passa assim de uma capacidade instalada de 151 MW para 162 MW. Com isso, prolonga sua vida útil por mais de 20 a 30 anos.
A conclusão representa um passo fundamental para estender a longevidade e melhorar a eficiência deste ativo, que continuará portanto a servir os habitantes do estado norte-americano com energia acessível e benefícios econômicos para as próximas gerações.
No contexto do projeto, desenvolvido pela EDP Renewables North America LLC, foi reforçada a potência de 73 das 84 turbinas de Blue Canyon II. Elevando-se assim a capacidade de cada uma de 1,8 MW para 2 MW. Tendo em conta que a economia circular é uma prioridade para a EDPR, como expresso nas metas de ESG incluídas no Plano Estratégico 2021-25, foi assegurada a reciclagem das pás dos aerogeradores.
O Blue Canyon II representa a primeira fase de um complexo eólico que a EDPR detém naquela zona. No total serão quatro parques com capacidade instalada conjunta de 423 MW. Desde que entrou em operação, em 2003, o complexo eólico Blue Canyon já produziu eletricidade suficiente para abastecer o equivalente a 94.000 casas de Oklahoma anualmente. Além disso, permitiu a criação de 64 empregos permanentes e de 582 empregos temporários durante a construção.
A EDPR North America é líder na indústria eólica em Oklahoma. Ela opera 623 MW de projetos de energia eólica no estado, abastecendo o equivalente a mais de 139.000 casas por ano. O complexo eólico Blue Canyon, cujas quatro fases estão localizadas nos condados de Caddo, Comanche e Kiowa, soma-se assim ao Arbuckle Mountain, de 100 MW, nos condados de Murray e Carter. Além do parque eólico Redbed Plains, de 99 MW, no condado de Grady. No total, os projetos da EDPR North America em Oklahoma já implicaram portanto um investimento total superior a 1,2 mil milhões de dólares.
Globalmente, a EDPR tem uma capacidade instalada de 13,6 GW. A América do Norte representa 52% do portfólio, o que significa que a empresa opera cerca de 7 GW naquela região.