O controle do consumo e o desenvolvimento de energias renováveis se tornaram fundamentais em um contexto de transição energética global. Como resultado, a demanda por soluções de medidores inteligentes e redes inteligentes está crescendo rapidamente.
Baseando-se fortemente em ferramentas digitais, as redes inteligentes fornecem conhecimento aprofundado da oferta e demanda de eletricidade e permitem o desenvolvimento descentralizado de energias renováveis, bem como usos eletrificados. Ao contar com ferramentas digitais, torna-se possível “decodificar” as infraestruturas elétricas tradicionais e recuperar dados valiosos.
Esses dados podem ser usados para determinar com precisão o consumo de energia de um bairro, para prever o uso de energia do dia seguinte e também para gerenciar a produção de energia renovável de um parque eólico ou um conjunto de painéis fotovoltaicos. Essas inovações, incluindo medidores inteligentes, softwares e aplicativos, permitem ajustar a oferta à demanda e, assim, garantir o equilíbrio das redes de distribuição.
Entre 2014 e 2019, a implantação de medição inteligente na Europa aumentou de uma taxa de penetração de 24% para cerca de 50%, em comparação com 65% na América do Norte. Espera-se que essa taxa ultrapasse 70% em ambas as regiões até 2024. Ao mesmo tempo, os projetos estão se multiplicando na Ásia. A Índia está entrando na corrida, com o objetivo de implantar mais de 250 milhões de medidores inteligentes nos próximos anos.
O Grupo EDF, por meio de sua subsidiária dedicada à transmissão e distribuição internacional, EDF International Networks, tem ampla experiência em soluções de medição inteligente em grande escala. Com a implantação da medição inteligente na França, o setor de distribuição de energia elétrica é reconhecido por seu know-how técnico e tecnológico a serviço do grande sucesso industrial.
A Capgemini liderou mais de 75 projetos na primeira onda de medição inteligente, em uma posição end to end, que evolui desde a consultoria, implantação, integração de sistemas até operações de infraestruturas de medição.
Ao assinar um Memorando de Entendimento (MoU em inglês), a EDF International Networks e a Capgemini estão combinando sua experiência, recursos e presença geográfica para construir ofertas comuns. O objetivo é um posicionamento conjunto em projetos de medição inteligente e iniciativas de redes inteligentes que estão surgindo em todo o mundo.
Marie-Line Bassette, CEO da EDF International Networks, disse: “A natureza complementar da experiência de dois líderes da indústria francesa, seus recursos e suas localizações geográficas, nos dão a oportunidade de construir uma oferta única no mercado e contribuir para a transição energética”.
Sophie Craviari, responsável pela conta EDF do Grupo Capgemini, acrescenta: “Esta nova forma de cooperação, que alia as nossas complementaridades e ambições internacionais, faz parte de uma dinâmica inovadora na relação entre os nossos dois grupos”.