A Siemens Smart Infrastructure será a responsável pelo fornecimento de energia para ônibus de dois andares totalmente elétricos na cidade de Londres, na Inglaterra.
Em parceria com a Tower Transit, operadora de ônibus na capital inglesa e parte do SeaLink Travel Group, a companhia instalou a infraestrutura de carregamento para 37 veículos elétricos na garagem de Westbourne Park, na Great Western Road, que será o primeiro terminal da operadora em Londres a incorporar rotas totalmente elétricas com infraestrutura de energia, manutenção e recarga.
As rotas de ônibus 23 e C3 operam a partir de Westbourne Park, com os primeiros poucos ônibus de dois andares de emissão zero Optare Metrodecker já em operação. Toda a frota deverá estar em serviço nos próximos meses.
“Ajudar a Tower Transit a entregar seu primeiro terminal para rotas totalmente elétricas, com esses icônicos ônibus de dois andares, é um marco importante tanto para a operadora quanto para Londres, à medida que o progresso continua a ser feito com a melhoria da qualidade do ar e da vida das pessoas na capital”, afirma Matthias Rebellius, membro do conselho administrativo da Siemens AG e CEO da Smart Infrastructure.
“O trabalho em Westbourne Park reforça a crescente reputação da Siemens como um dos fornecedores líderes mundiais de infraestrutura elétrica e soluções de transporte, que estão abrindo caminho para a eletrificação do setor”, completou Rebellius.
O volume de trânsito na cidade de Londres a torna um dos lugares mais poluídos do Reino Unido. A conversão do terminal de Westbourne Park faz parte dos planos da capital para fornecer um transporte mais ecológico e limpo para todos os londrinos. Os veículos elétricos Metrodecker (EVs) implantados pela Tower Transit economizarão mais de 1.800 toneladas em emissões de gases de efeito estufa well-to-wheel em cada ano de operação em comparação com um ônibus Euro VI.
Na garagem reformada de Westbourne Park, a Siemens forneceu 34 unidades CA e quatro CC Sicharge (AC22 e UC200), fornecendo uma potência de carregamento total de 2 megawatts. A infraestrutura da Siemens está situada na extensão elevada do terminal de ônibus de 180 metros que foi construída sobre linhas ferroviárias como parte do projeto Crossrail em 2017.
Os ônibus são recarregados principalmente durante a noite ou durante os intervalos operacionais através dos AC22s. Para que os veículos possam ser carregados durante períodos curtos no estacionamento, as unidades de carregamento UC200 CC de alta potência fornecem carregamento rápido, transferindo energia três vezes mais rápido em comparação com a tecnologia de carregamento CA.
Além de comissionar a instalação, a Siemens está fornecendo um programa abrangente de manutenção preventiva e suporte contínuo de nível de serviço 24 horas por dia, sete dias por semana para a infraestrutura. Ao eletrificar terminais, há uma série de desafios a serem superados: integração com a infraestrutura existente, resolução de quaisquer demandas de rede ou energia, e alinhamento da rota e das características do veículo para suportar a solução de infraestrutura e veículo ideal.
“Como parte de um grupo de transporte global, estamos comprometidos em fornecer soluções de transporte seguras, sustentáveis e inovadoras, que incluem ônibus elétricos na Austrália e o recente estabelecimento do primeiro consórcio de ônibus a hidrogênio do mundo”, afirma Samuel Ribeiro, Chief of Staff da Tower Transit.
“Temos o prazer de trabalhar em conjunto com a Siemens para entregar este projeto marco para Tower Transit e SeaLink Travel Group, alinhando-nos com os melhores parceiros da indústria para mostrar nossas capacidades inovadoras e voltadas para resultados com a introdução de 37 ônibus de emissão zero em nossa frota e apoiando a TfL para continuar a melhorar a qualidade do ar em Londres”, afirma ainda Samuel Ribeiro.
Claire Mann, Diretora de Operações de Ônibus da TfL, disse: “Como parte do nosso objetivo, para enfrentar a crise da qualidade do ar de Londres, continuamos a aumentar a nossa frota de ônibus elétricos, que já é uma das maiores da Europa. Para apoiar esse crescimento, precisamos da infraestrutura certa no local. Esta nova instalação de carregamento em Westbourne Park é mais um passo na direção certa. Os ônibus elétricos não apenas reduzem as emissões, mas também fornecem aos clientes viagens mais calmas e silenciosas, e os novos ônibus Optare de dois andares nas rotas 23 e C3 virão com os recursos de segurança mais recentes e incluirão carregadores USB nos assentos.”
O ônibus elétrico Optare Metrodecker é o primeiro ônibus de dois andares com emissão zero do mundo. Ele é projetado e construído nas instalações da Optare em Sherburn, perto de Leeds. A frota de ônibus elétricos de Londres com mais de 380 ônibus elétricos é uma das maiores da Europa.