A CTG Brasil, empresa especializada em geração de energia limpa, anunciou que neutralizou integralmente suas emissões diretas de gases de efeito estufa e, pela primeira vez em sua história, realizou a verificação externa do inventário de 100% de suas operações. A compensação de 1.691,79 tCO2e, referentes às operações da empresa em 2019, foi apurada em inventário concluído em setembro.
O benefício foi alcançado com a adesão ao projeto REDD+ Jari-Amapá, que promove a capacitação de técnicas sustentáveis de manejo e produção agroextrativista na região do Vale do Jari, a fim de promover o bem-estar das comunidades, tornando-as parceiras na manutenção dos recursos florestais.
A CTG Brasil apoiou a iniciativa com a compra de 8.333 créditos de carbono. Os créditos disponibilizados pelo projeto são resultado de atividades de conservação florestal de uma área de 220 mil hectares no Amapá, que evitarão a emissão de cerca de 3,5 milhões de toneladas de carbono na atmosfera em 30 anos.
“A preservação do meio ambiente é uma das prioridades da CTG Brasil. Comemoramos o alcance da nossa meta de neutralizar totalmente nossas emissões diretas em 2019 e vamos continuar trabalhando para repetir o feito por muitos anos”, afirma Aljan Machado, diretor de Meio Ambiente, Saúde & Segurança do Trabalho da companhia.
A contabilização referente a 2019 foi viabilizada pelo inventário elaborado pela CTG Brasil, que considerou as emissões diretas de todas as operações da empresa no País. O documento foi submetido a verificação externa e reconhecido com o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, concedido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces).
Compromisso com a sustentabilidade
O respeito ao meio ambiente é uma premissa da CTG Brasil, desde o propósito da empresa em desenvolver o mundo com energia limpa em larga escala até o apoio a projetos que contribuam com a sustentabilidade no País. A política e as ações de sustentabilidade da companhia foram definidas a partir da visão de cooperação e integração de longo prazo, tanto em questões ambientais quanto socioeconômicas.
Machado reforça que “a CTG Brasil acredita, ainda, que deve ir além do que é exigido pela legislação local, seguindo padrões globais de excelência da empresa e endereçando questões que contribuem positivamente com as regiões de alta biodiversidade onde atuamos”.
Com esse entendimento, a companhia promove ações de desenvolvimento sustentável das comunidades do entorno de suas operações, com iniciativas socioambientais que, apenas em 2019, atingiram R$29,8 milhões em investimentos. O valor foi destinado a projetos que beneficiam, principalmente, a educação ambiental, valorização da cultura local, proteção da biodiversidade, dentre outros temas.