A fim de contribuir para a redução do desperdício e dos custos envolvidos no transporte alimentício, bem como melhorar o aproveitamento de áreas de cultivo, a AES Tietê, por meio da sua área de P&D e Inovação, está investindo no projeto de P&D Aneel de estufa urbana, realizado em parceria com a CSEM Brasil e BeGreen.
Também chamadas de fazendas verticais, as estufas urbanas são espaços destinados ao cultivo de hortaliças e verduras em locais subaproveitados no meio da cidade. O projeto tem duração de 24 meses e investimento aproximado de R$ 2,85 milhões.
A iluminação será feita por LED, com aplicação de diferentes cores, intensidade e potências a fim de perceber o efeito dessas alterações no volume de alimento produzido e determinar o ponto-ótimo, diminuindo os custos de energia e automatizando as plantações.
“Este projeto está muito alinhado com os principais vetores de transformação do setor elétrico e com a estratégia da AES Tietê: enquanto incentiva a descentralização da produção de alimentos, mais próxima ao ponto de consumo, preza também pela descarbonização da cadeia, ao reduzir as emissões com o transporte, além de reduzir o uso de defensivos agrícolas.” explica Julia Rodrigues, coordenadora de P&D e Inovação da AES Tietê.